quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Objetivo da Rede Isaque e Rebeca


Rede Isaque e Rebeca tem o objetivo de trabalhar a alma de muitos discípulos e líderes . Na verdade, a Rede de Solteiros não é um point para arranjar cônjuge, é um lugar para desatar cura em muitas áreas que estão presas e vencer o espírito de solteirice, que é uma arma do inimigo para desmentir o projeto de Deus: “Não é bom que o homem esteja só.

Quando entramos no projeto RIR, Rede Isaque e Rebeca, foi pensando na visão de relacionamento e socorro. Não me refiro somente aos jovens que precisam vencer seus traumas e gestar uma segurança para que seu relacionamento exploda em santidade e êxito conjugal. Pensamos, principalmente, nos grupos que sofrem estereótipos violentos.Alguns líderes, por medo de serem criticados, não prestam ajuda e socorro a esses outros, tais como: viúvos, divorciados, largados, deixados para trás, rejeitados... Todos têm uma oportunidade bíblica, principalmente os que vêm para o Reino dessa forma e não conheciam Jesus e Suas boas notícias, o Evangelho.

Ficar tô fora. Apostola Rachel Castro fala sobre o compromisso.


Hoje veremos uma entrevista com a Apostola Rachel Castro, em setembro de 2008, feita pelo site Jovemradical.com, onde ela fala tudo sobre o compromisso, esclarecendo algumas dúvidas que teimam em rodear as mentes de nossos jovens, leia atentamente e aproveite essa entrevista:

Jovem Radical (JR) – O que a levou a perceber a necessidade de que um novo padrão de relacionamento fosse proposto à sociedade?
Bispa Rachel( Bsp. Rachel) – Entendo que os princípios morais e espirituais se perderam e foram corrompidos. E sabedora como sacerdotiza espiritual que devemos ensinar o que a Bíblia diz sobre a vida sentimental de um jovem, não poderia ficar calada e portanto juntamente com meu marido, estamos resgatando os princípios bíblicos para o casamento de êxito.

JR: Quando um jovem percebe que está gostando de alguém, qual deve ser a primeira atitude a ser tomada?
Bsp. Rachel: Compartilhar com pessoas de peso espiritual e moral. Ex: sua família e seus líderes.

JR: Quanto tempo um casal deve orar em unidade antes de entrar em Compromisso? Qual é o período ideal entre o Compromisso e o casamento?
Bsp. Rachel: A sugestão é de que seja 3 meses para entrar em Compromisso e 1 ano entre o Compromisso e o Casamento debaixo de uma concordância familiar e espiritual

JR: Como a senhora descreveria o comportamento ideal para dois jovens que estão compromissados, dentro do seu relacionamento, comentando sobre o que fazer e o que não fazer?
Bsp. Rachel: Sugiro, baseado na Bíblia, acerca das paixões dos jovens que os mesmos devem fugir do pecado. Não podem defraudar o seu próximo. Então, baseado nisto, sugiro um relacionamento mais santo e puro possível, baseado em diálogo, oração e intimidade com Deus. Rigorosamente evite o isolamento. Devem evitar de ficar muito sozinhos, pois é geralmente nestas ocasiões que os problemas acontecem.

JR: Se um casal vem do mundo como namorados, qual deve ser o comportamento deles para que se adeqüem ao Compromisso?
Bsp. Rachel: Tudo em nossa vida é uma decisão. Devem decidir em Cristo Jesus, abrindo mão de todos os valores mundanos. Para viver o Compromisso tem que renunciar. Ex: sexo, carícias, toques e beijos.

JR: O que senhora diria para aqueles jovens que tentam se enquadrar no Compromisso, mas que vez ou outra caem em pecado?
Bsp. Rachel: Até que vençam as paixões carnais, o ideal é que dêem um tempo e se abstenham, mergulhando na intimidade com Deus para se fortalecer e retornar.

JR: Como a senhora descreveria as vantagens de um casal que entra em Compromisso?
Bsp. Rachel: Os jovens são poupados de feridas na sua vida sentimental, como as que um relacionamento mundano normalmente traz, tais como: ciúme, competição, vida sexual precoce e outros. O Compromisso resgata o romantismo de dois jovens que estão apaixonados, agindo de forma santa, valorizando coisas preciosas, porém esquecidas, como: o diálogo, um abraço, a oração, a pureza, o ato de amor carinhoso de dar ou dizer qualquer coisa sem que esteja objetivando uma relação sexual, por exemplo. No Compromisso, um jovem com segundas intenções, vai embora, por não conseguir aquilo(sexo) que quer. Enquanto os que permanecem sobem ao altar totalmente santos, e o beijo dado após terem oficialmente casado, se torna algo único.

JR: Quando o casal noiva ainda está submetido às mesmas disciplinas do Compromisso?
Bsp. Rachel: Sim. Uma pessoa só passa a ser da outra após o casamento. Somente no altar quando há troca de alianças e oficialização diante de Deus e dos homens, declarados marido e mulher, é que uma pessoa passa a ter direitos sobre a outra. Até então os requisitos devem ser honrados.

JR: Qual deve ser o papel dos discipuladores na vida de dois jovens que estão em Compromisso?
Bsp. Rachel: Acima de tudo orientar, conduzir e direcionar. Não há nada melhor do que um olho clínico, observando por cima do relacionamento. Principalmente um líder que tem peso espiritual. Discipulador não pode decidir. Só orienta. Sempre a decisão final sobre casamento está nas mãos dos jovens.

JR: O que representa um beijo para dois jovens que não estão casados?
Bsp. Rachel: O beijo é um ato sexual. Nenhuma relação sexual começa sem carícia, toques e beijos, justamente porque o corpo precisa ser preparado.

JR: Que marcas pode trazer para a vida de um jovem o sexo antes do casamento?
Bsp. Rachel: Maldição, porque se a Bíblia diz que não devemos nos prostituir devendo ser abster da fornicação e o jovem a pratica está quebrando uma aliança. E quebra de aliança traz maldição.

JR: Que mensagem a senhora deixaria para aqueles jovens que tem se guardado a espera do seu esposo(a)?
Bsp. Rachel: Permanecer, ser indesistível e entender que ele é mais um nessa busca por um casamento feliz. Ele colherá os frutos de uma família plantada junto a ribeiros de água. Vai valer a pena.

JR: Como a senhora tem visto a participação e desempenho do Compromisso hoje? E Quais as suas esperanças de participação e desempenho do Compromisso nos próximos anos dentro do MIR e das igrejas do Brasil?
Bsp. Rachel: Faz 7 anos que eu e meu esposo ensinamos sobre Compromisso. E nesses 7 anos vimos um grande avanço. Não só em Manaus, mas no Brasil. Através da AJI temos uniformizado esta linguagem não só no Brasil, mas nos Estados Unidos. Um de nossos sonhos para os próximos anos é termos 1 milhão de jovens só no Brasil, que cumpram essa visão do Compromisso, subindo ao altar sem pendências. Este ano vamos realizar os Encontros de Compromisso que serão divididos em 3 fases: Teen (12 a 17 anos), Jovem (18 a 25 anos) e Maduro (26 anos em diante). Em Manaus estaremos realizando em todo o mês de Março a cada sábado um seminário, totalizando 4 seminários que culminará no 25 em uma grande noite de aliança no MIR. Será sobrenatural.

JR: Que postura a senhora espera dos pastores e líderes do Brasil que acreditam no Compromisso, no intuito de que o mesmo venha se tornar um padrão de relacionamento dominante nas igrejas?
Bsp. Rachel: Acima de tudo que cumpram essa visão e que tenham essa mesma linguagem em seus ministérios. Entendo que é uma visão radical e que exige muito de cada um de nós, um posicionamento inegociável. Não podemos abrir concessões e nem temer a perda da juventude. Não há nada mais gratificante para um pastor do que fazer um casamento sabendo que não há pendências do casal com Deus. Nesses casos existe um nível de santidade e unção indescritíveis. É maravilhoso.

Fonte: www.jovemradical.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rede Isaque e Rebeca: Esperança para uma Geração




Um dos assuntos que mais desperta o interesse das pessoas e, principalmente, da juventude, sem dúvida alguma é o que está relacionado à vida afetiva. Não são poucas as pessoas, dentro ou fora da Igreja, que buscam um começo e até mesmo um recomeço feliz na vida sentimental.

Pensando nisso é que a Rede Isaque e Rebeca, RIR, vem desenvolvendo nas Igrejas do Brasil um impactante trabalho que não se limita às demandas sentimentais apenas da juventude, mas também das várias classes de pessoas e idades, dentre elas, solteiras, compromissadas, noivas, divorciadas, viúvas e até casadas.

Vivemos numa sociedade visivelmente afastada dos padrões morais, valores e princípios estabelecidos pela Palavra de Deus, e, por esse motivo, muitas pessoas, até mesmo dentro das Igrejas, passam por experiências traumáticas em seus relacionamentos amorosos, que afetam suas vidas a tal ponto de descredibilizarem totalmente o casamento.

Para alguns, a palavra casamento soa como uma ideia absurda que remete a um futuro de infelicidade. Há um dito popular que muitos até adotam como filosofia de vida: ‘Antes só do que mal acompanhado’, contrariando a vontade de Deus, que afirma em Gênesis 2:18: “Não é bom que o homem esteja só”, e em Eclesiastes 4:9: “Melhor é serem dois do que um.”

Em contrapartida, encontramos aqueles que até acreditam no casamento e na formação de uma família feliz. Porém, no afã de ver seu sonho realizado ou o desejo da carne suprido, acabam cometendo equívocos que, mais cedo ou mais tarde, resultam em frustrações. O mais extremo dessas situações são aqueles que, na procura pelo par perfeito, acabam passando anos e anos à espera da “pessoa ideal”, que parece nunca chegar.

Enfim, são tantas situações que envolvem as questões da vida sentimental que precisaríamos de inúmeras páginas para mencionar aqui, mas nosso objetivo não é focar os problemas, mas principalmente a solução para tantos anseios e desilusões amorosas.

Nossa missão é ensinar à nossa geração a forma correta de se relacionar amorosamente à luz da Palavra de Deus, pois, esta sim, é infalível: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem. Tua esposa no interior de tua casa será como a videira frutífera, e teus filhos como ramos de oliveira à roda da tua mesa.” (Salmos 128:1-3)

Temos ensinado uma geração a viver uma vida de santidade, pois este é o chamado de Deus para todos os Seus filhos: “Sede santos, porque eu sou Santo.” (I Pedro 1:16)

Ser santo é ser separado para Deus, implica em não viver de acordo com os padrões, valores e princípios deste mundo, mas de acordo com os princípios da Palavra de Deus.

Quando alguém entende que no tempo estabelecido por Deus para ‘estar’ solteiro a melhor escolha é viver em santidade, ele pode ter a certeza de que no tempo certo conhecerá seu Isaque, sua Rebeca, e, assim, os passos que o conduzirão até o casamento servirão de modelo para sua geração.

Estar solteiro não deve ser encarado como sinônimo de solidão, mas como oportunidade para crescer no conhecimento de Deus, servir ao Senhor com intensidade (I Coríntios 7:32), buscar uma vida restaurada, além de investir e aproveitar saudavelmente esta boa fase da vida que, como diz o sábio, passará: “Afasta do teu coração o desgosto, e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.” (Eclesiastes 11:10)

Portanto, estamos aqui para desafiar você a romper com os padrões do mundo, a viver uma vida de santidade, acreditar no projeto de Deus para sua vida, família, e, desde agora, gerar uma base firme e sólida para a realização do seu sonho: o casamento.

Temos uma aliança com você. É nossa missão instruí-lo na Palavra, e ajudá-lo a vencer o pecado, vê-lo desfrutar as promessas e bênçãos do Senhor derramadas sobre aqueles que escolhem viver em santidade!


Com amor,
Apóstolos José Monteiro e Francilene Monteiro
Líderes da Rede Isaque e Rebeca

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Concretização de um sonho

Raniele Lopes e Paulo Henrique em ensaio  para o casamento
Bem, finalmente podemos ver o mover de Deus se concretizando em nossas vidas. No dia 14 de Julho de 2012 as alianças finalmente foram colocadas.

Com uma celebração do Bispo Rubens com direito a testemunho de todo o projeto da Rede em nossas vidas, o casamento foi grandioso, com cantores, decoração a caráter e buffet. Deus mostrou que quem O honra será honrado, e isso todos no local puderam ver no local da cerimonia.

E assim foi, e o projeto não pára por ai, o mais de Deus vai estar sempre por aqui com os novos casais da Rede Isaque e Rebeca que irão vir. Amém.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Casamento aliançado por Deus

Casamento aliançado por Deus
O Projeto Isaque e Rebeca nos traz o entendimento do que Deus pode nos oferecer de oportunidade de vida. Podemos aprender tudo juntos com Ele. Nasceu o projeto, veio a Imperatriz, acertou Paulo Henrique & Raniele Lopes e agora aliançou Deus no matrimônio sagrado em casamento. Está decidido. Aleluia!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Namoro





Com que tipo de pessoa deveríamos namorar? A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” 

Não é sábio namorar com alguém que não ame a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 6:14-15 “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?” Amós 3:3 “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” 

Não namore com alguém que diz ser cristão mas não vive como um cristão. A Bíblia diz em 1 Coríntios 5:11 “Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais.” 

Evite namorar com pessoas coléricas. A Bíblia diz em Provérbios 22:24 “Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico.” 

Não namore com um cristão preguiçoso. A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 3:6 “Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição de trabalho que de nós recebestes.” 

O que mais conta é a beleza interior. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:4 “Mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas.” 

Namore com alguém que tenha uma boa atitude. A Bíblia diz em Romanos 15:5-6 “Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” 

Namore com alguém que lhe anima e lhe apoia. A Bíblia diz em Filipenses 2:1-2 “Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.” 

Quando estejam a namorar não pensem só um no outro - prestem atenção a outros também. A Bíblia diz em Filipenses 2:4 “Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” 

Deixe que o relacionamento se densenvolva passo a passo. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:6-7 “E à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.” 

O que deve evitar quando sair a namorar. A Bíblia diz em Romanos 13:13 “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.” 

O namoro não deveria incluir relãçôes sexuais. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:13, 18 “Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo... Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” 

Mantenha-se puro ou pura. A Bíblia diz em 1 João 3:3 “E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” 

Para que se ganhe emocionalmente, os desejos e as atividades sexuais devem ser mantidas sob o controle de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus.” 

Se já foi demasiado longe físicamente, que deveria fazer?
Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” 

Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” 

Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.” 

Deus tem um(a) companheiro(a) para si. A Bíblia diz em Gênesis 2:18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” 

Pede a Deus um(a) companheiro(a). A Bíblia diz em Provérbios 19:14 “Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor.” 

Deus lhe dará os desejos do seu coração. A Bíblia diz em Salmos 37:4 “Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.” Mateus 6:8 “Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”  Amém!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

90 dias no RIR, Rede Isaque e Rebeca

Hoje, dia 27 de Fevereiro, concluimos 90 dias de oração no Projeto Isaque e Rebeca, agradecemos aos Bispos Rubens e Dejanira pela grande conquista de oportunidade que nos foi dada, pois a aliança que foi semeada em nossas vidas é ímpar.

Bispa Dejanira e Bispo Rubens
Mas hoje o ciclo de Deus continua em nossas vidas, novos desafios virão, mas existem na nossa vida um Deus maravilhoso que nos dá a certeza da conquista do impossível.

Desafios estão por aí, a escolha é simples... ou vencê-los com Deus ou simplesmente ter a oportunidade de perder ou ganhar por si mesmo. Escolhemos vencer com Deus em um relacionamento sério e santo, com 3 pilares, Eu, Ela e Deus.

 
Líderes da Rede Isaque e Rebeca, Paulo Henrique e Raniele Lopes





E você? Se cançou de tanto correr atraz de ilusões? Ou antes de tudo em relacionamentos, quer algo para sempre sem correr riscos? Jesus tem algo para você que vai mudar tudo na sua vida. O aceite, ore por sua conjugue e tenha o projeto RIR no seu coração. E que venha o Love School!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Testemunhos

Olá! Solteiros apaixonados por.... Jesus! Amém?!

Bem, a rede Isaque e Rebeca é nacional, e interamente voltada aos jovens desse país um novo rumo para os relacionamentos. Se você se senti sozinho ou desestimulado para entrar nessa "aventura" pelo bem de um relacionamento, reuni vários videos de testemunhos que encontrei.


 


 



Shalon! E Graça e paz!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NAMORO SANTO. É POSSÍVEL?

Quero um namoro santo. Na prática, como é?




Essa tem sido a indagação de muitos filhos de Deus.

Eles querem um namoro santo, um namoro do qual não tem que se envergonhar, diante de Deus ou dos homens.

Um namoro onde a consciência não acusa, o Espírito Santo não convence do pecado porque ele não acontece, o diabo não tem brecha e o mundo, bem…. o mundo não consegue entender, mas respeita e admira.

Algumas características de um relacionamento que tem, como prioridade, a busca de santidade e da vontade do Senhor:

- Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneçam ‘só amigos’ o máximo de tempo possível!

-Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro.Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orar juntos?

- Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para um casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comece a namorar com essa intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.

-Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas vidas. A suas famílias devem ser prioritárias. A aprovação deles em tudo o que fizerem é imprescindível. Lembrem-se do mandamento: ‘Honra a teu pai e tua mãe…’ e Deus lhes mostrará que é fiel!

-Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era autocentralizado.

-Não se sintam ‘dono do outro’. O namoro é apenas uma fase de conhecimento do parceiro (a), não significa que você tem posse sobre ele (a). Não se impeçam de, as vezes, saírem sozinhos (a) ou com a turma;

-Não dêem lugar ao diabo (Efésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a despertar desejos mais íntimos ou sexuais. Só façam um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros.

-Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. Mas se vocês não são adeptos da corte, pelo menos coloquem beijos e abraços em segundo plano e sempre com moderação;

- Aprendam a demonstrar carinho com respeito. Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis a sós podem revelar seu amor pelo outro sem que suas convicções se choquem.

-Busquem o máximo de intimidade visando o conhecimento mútuo sem que seja necessário defraudação do corpo do outro. Intimidade também significa familiaridade. Duas pessoas íntimas se dedicam particular afeição.

-Façam com que a paz de Deus seja o árbitro. Namoro turbulento e cheio de neuroses não esta com nada. Não dêem ouvidos para que os outros falam, ou o que a sociedade vem impondo sobre namoros ‘modernos’.

- Lembrem-se que estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem, não se conformem com o que está errado. E sejam felizes!


E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Ficar? Tô fora! Bispa Rachel fala tudo sobre Compromisso


Jovem Radical (JR) – O que a levou a perceber a necessidade de que um novo padrão de relacionamento fosse proposto à sociedade?
Bispa Rachel( Bsp. Rachel) – Entendo que os princípios morais e espirituais se perderam e foram corrompidos. E sabedora como sacerdotiza espiritual que devemos ensinar o que a Bíblia diz sobre a vida sentimental de um jovem, não poderia ficar calada e portanto juntamente com meu marido, estamos resgatando os princípios bíblicos para o casamento de êxito.
JR: Quando um jovem percebe que está gostando de alguém, qual deve ser a primeira atitude a ser tomada?
Bsp. Rachel: Compartilhar com pessoas de peso espiritual e moral. Ex: sua família e seus líderes.
JR: Quanto tempo um casal deve orar em unidade antes de entrar em Compromisso? Qual é o período ideal entre o Compromisso e o casamento?
Bsp. Rachel: A sugestão é de que seja 3 meses para entrar em Compromisso e 1 ano entre o Compromisso e o Casamento debaixo de uma concordância familiar e espiritual
JR: Como a senhora descreveria o comportamento ideal para dois jovens que estão compromissados, dentro do seu relacionamento, comentando sobre o que fazer e o que não fazer?
Bsp. Rachel: Sugiro, baseado na Bíblia, acerca das paixões dos jovens que os mesmos devem fugir do pecado. Não podem defraudar o seu próximo. Então, baseado nisto, sugiro um relacionamento mais santo e puro possível, baseado em diálogo, oração e intimidade com Deus. Rigorosamente evite o isolamento. Devem evitar de ficar muito sozinhos, pois é geralmente nestas ocasiões que os problemas acontecem.
JR: Se um casal vem do mundo como namorados, qual deve ser o comportamento deles para que se adeqüem ao Compromisso?
Bsp. Rachel: Tudo em nossa vida é uma decisão. Devem decidir em Cristo Jesus, abrindo mão de todos os valores mundanos. Para viver o Compromisso tem que renunciar. Ex: sexo, carícias, toques e beijos.
JR: O que senhora diria para aqueles jovens que tentam se enquadrar no Compromisso, mas que vez ou outra caem em pecado?
Bsp. Rachel: Até que vençam as paixões carnais, o ideal é que dêem um tempo e se abstenham, mergulhando na intimidade com Deus para se fortalecer e retornar.
JR: Como a senhora descreveria as vantagens de um casal que entra em Compromisso?
Bsp. Rachel: Os jovens são poupados de feridas na sua vida sentimental, como as que um relacionamento mundano normalmente traz, tais como: ciúme, competição, vida sexual precoce e outros. O Compromisso resgata o romantismo de dois jovens que estão apaixonados, agindo de forma santa, valorizando coisas preciosas, porém esquecidas, como: o diálogo, um abraço, a oração, a pureza, o ato de amor carinhoso de dar ou dizer qualquer coisa sem que esteja objetivando uma relação sexual, por exemplo. No Compromisso, um jovem com segundas intenções, vai embora, por não conseguir aquilo(sexo) que quer. Enquanto os que permanecem sobem ao altar totalmente santos, e o beijo dado após terem oficialmente casado, se torna algo único.
JR: Quando o casal noiva ainda está submetido às mesmas disciplinas do Compromisso?
Bsp. Rachel: Sim. Uma pessoa só passa a ser da outra após o casamento. Somente no altar quando há troca de alianças e oficialização diante de Deus e dos homens, declarados marido e mulher, é que uma pessoa passa a ter direitos sobre a outra. Até então os requisitos devem ser honrados.
JR: Qual deve ser o papel dos discipuladores na vida de dois jovens que estão em Compromisso?
Bsp. Rachel: Acima de tudo orientar, conduzir e direcionar. Não há nada melhor do que um olho clínico, observando por cima do relacionamento. Principalmente um líder que tem peso espiritual. Discipulador não pode decidir. Só orienta. Sempre a decisão final sobre casamento está nas mãos dos jovens.
JR: O que representa um beijo para dois jovens que não estão casados?
Bsp. Rachel: O beijo é um ato sexual. Nenhuma relação sexual começa sem carícia, toques e beijos, justamente porque o corpo precisa ser preparado.
JR: Que marcas pode trazer para a vida de um jovem o sexo antes do casamento?
Bsp. Rachel: Maldição, porque se a Bíblia diz que não devemos nos prostituir devendo ser abster da fornicação e o jovem a pratica está quebrando uma aliança. E quebra de aliança traz maldição.
JR: Que mensagem a senhora deixaria para aqueles jovens que tem se guardado a espera do seu esposo(a)?
Bsp. Rachel: Permanecer, ser indesistível e entender que ele é mais um nessa busca por um casamento feliz. Ele colherá os frutos de uma família plantada junto a ribeiros de água. Vai valer a pena.
JR: Como a senhora tem visto a participação e desempenho do Compromisso hoje? E Quais as suas esperanças de participação e desempenho do Compromisso nos próximos anos dentro do MIR e das igrejas do Brasil?
Bsp. Rachel: Faz 7 anos que eu e meu esposo ensinamos sobre Compromisso. E nesses 7 anos vimos um grande avanço. Não só em Manaus, mas no Brasil. Através da AJI temos uniformizado esta linguagem não só no Brasil, mas nos Estados Unidos. Um de nossos sonhos para os próximos anos é termos 1 milhão de jovens só no Brasil, que cumpram essa visão do Compromisso, subindo ao altar sem pendências. Este ano vamos realizar os Encontros de Compromisso que serão divididos em 3 fases: Teen (12 a 17 anos), Jovem (18 a 25 anos) e Maduro (26 anos em diante). Em Manaus estaremos realizando em todo o mês de Março a cada sábado um seminário, totalizando 4 seminários que culminará no 25 em uma grande noite de aliança no MIR. Será sobrenatural.
JR: Que postura a senhora espera dos pastores e líderes do Brasil que acreditam no Compromisso, no intuito de que o mesmo venha se tornar um padrão de relacionamento dominante nas igrejas?
Bsp. Rachel: Acima de tudo que cumpram essa visão e que tenham essa mesma linguagem em seus ministérios. Entendo que é uma visão radical e que exige muito de cada um de nós, um posicionamento inegociável. Não podemos abrir concessões e nem temer a perda da juventude. Não há nada mais gratificante para um pastor do que fazer um casamento sabendo que não há pendências do casal com Deus. Nesses casos existe um nível de santidade e unção indescritíveis. É maravilhoso.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mais Isaque e Rebeca


Gênesis 24

Abraão não desejava que a esposa para filho Isaque fosse da terra de Canaã (atual Palestina), mas de sua parentela, na Mesopotâmia (atual Iraque). Os cananeus eram um povo idólatra, que sacrificava vida de crianças para seus deuses. Obviamente, Abraão, como amigo de Deus, não poderia aceitar estas práticas em sua família, por isso seu cuidado em escolher uma esposa para seu filho.

Buscar a vontade de Deus é mais importante do que obter todas as coisas do mundo (leia Mateus 16.26). Abraão insistiu com seu servo, para que de maneira alguma escolhesse uma esposa para Isaque entre o terrível povo de Canaã (Gn 24.3). Seu desejo (que também era a vontade de Deus) era afastar do pecado e do mal sua descendência. Ele sabia que nossos relacionamentos são importantes, e nos influenciam.

Buscamos a vontade de Deus para nossos relacionamentos:

1) Amizades - que sejam boas amizades e que não levem você a ser tentado a praticar o mal;
2) Namoro - que seja uma pessoa que confessa o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, e na época determinada e autorizada pelos seus pais;
3) Casamento - que seja, além de uma pessoa que confesse Jesus como Senhor e Salvador, alguém que queira servir ao Mestre para sempre, dentro e fora do casamento.

Leam, Gn 24.10-14 e 25.20-21, somente após esta leitura inicie as perguntas:

- Para onde o servo de Abraão foi? Gn 24.10 (procure mostrar no mapa do Oriente Médio a posição aproximada da Mesopotâmia, atual Iraque).
- Onde ele parou? Gn 24.11
- Que ele fez lá? Gn 24.12
- Qual era o sinal para saber a esposa escolhida por Deus? Gn 24.14
- O que fez Isaque após casar-se com Rebeca? Gn 25.21

Como conhecer a vontade de Deus para nossa vida:
1) Pela Sua vontade revelada - a Bíblia.
2) Pela oração.
3) Aconselhando-se com quem tem sabedoria e discernimento (pais, professores e pastores) para guiá-lo para o bem.

Versículo para decorar: "Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu." - Salmo 40.8

Namoro ou Compromisso?


Quando o assunto é a escolha de alguém para amar e ser amada(o) uma vida inteira, a prudência é mais importante que a aparência. 



A Bíblia Sagrada é nossa referência para esse assunto, por isso escolhemos o casal Isaque e Rebeca cuja história vamos conhecer e analisar. No final deste aconselhamento você vai estar apta(o) para responder quem escolheu Rebeca para Isaque.

Há um versículo em Provérbios 19; 14 onde está escrito: A casa e a fazenda são herança dos pais, mas do Senhor vem a mulher (ou o homem) prudente. 

Isaque estava com 40 anos. Sara, sua mãe, já tinha morrido. Abraão - o pai - tomou a decisão de arranjar uma esposa para o filho. Chamou seu servo de maior confiança - Eliezer - e deu-lhe uma grande responsabilidade: buscar uma noiva para Isaque. 

Abraão orou assim na partida de Eliezer: "Ó Senhor Deus dos céus que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, que me falou e que me jurou dizendo: A tua semente darei esta terra e ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tome mulher.

"E Eliezer levantou-se e partiu para a Mesopotâmia, para a cidade de Naor, com uma caravana de 10 camelos. Depois de muitos dias, chegou lá e fez ajoelhar seus camelos fora da cidade, junto ao poço. Inseguro quanto ao resultado da viagem começou uma oração: "Ó Senhor Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje um bom encontro e faze beneficência ao meu senhor Abraão. Eis que estou de pé junto a este poço onde as filhas dos varões da cidade vêm tirar água. Seja, pois, que a donzela que eu pedir: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; se ela disser bebe e também darei de beber aos teus camelos, esta seja a que designaste ao teu servo Isaque. E que eu conheça nisto que fizeste beneficência ao meu senhor."
 

E sucedeu que, antes que ele acabasse de orar, eis que Rebeca saía com o cântaro sobre o ombro e desceu a fonte e encheu o cântaro. Então Eliezer aproximou-se e pediu: Ora, deixa-me beber um pouco da água de seu cântaro. E ela disse: Bebe meu senhor, e abaixou o cântaro sobre sua mão e deu-lhe de beber. E acabando ela de dar-lhe de beber, disse: Tirarei água também para seus camelos até que acabem de beber. E apressou-se e vazou o cântaro na pia e desceu para tirar mais água, e tirou para todos os camelos. E o varão Eliezer estava admirado de vê-la; calando-se para saber se o Senhor havia prosperado sua jornada.--

De quem és filha? Há também lugar na casa de teu pai para pousarmos? Ela disse: Eu sou filha de Betuel, filho de Naor. Também temos palha, e muito pasto, e há lugar para pousar. Então Eliezer inclinou-se e adorou o Senhor: Bendito seja o SENHOR de meu senhor Abraão que não retirou sua beneficência e a sua verdade de meu senhor e meu guiou até a casa do irmão de meu senhor. 

Assunto tratado, Eliezer decidiu voltar imediatamente. E a família perguntou à Rebeca: Irás tu com este varão? E ela disse: Irei. E assim partiram pelo caminho da volta. 

Ora Isaque saíra a orar no campo, sobre a tarde; e levantou os olhos e viu os camelos. Rebeca também levantou os olhos e viu a Isaque; desceu do camelo e perguntou: Quem é aquele varão que vem pelo campo ao nosso encontro? 

E Eliezer disse: "Este é o meu senhor Isaque. Então, ela tomou o véu e se cobriu. E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. E Isaque trouxe Rebeca para sua tenda e a tomou por mulher."

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A Rede Isaque e Rebeca (RIR) foi implantada no dia 17 de Novembro de 2009, na capital do Avivamento, Manaus.  Tem como mentor o Apóstolo Renê Terra Nova, que movido por Deus, implantou um projeto pensando na visão de relacionamento e socorro para os solteiros.

Auxiliando neste projeto, hoje a Rede Isaque e Rebeca é liderada pelo Apóstolo José Monteiro e sua esposa Apóstola Francilene Monteiro, líderes renomados e conhecidos em todo o Brasil com uma trajetória ministerial de êxito e grandes conquistas entre a juventude, em especial no MIR.
Temos como texto base “NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ” (Gênesis 2.18)

E em Imperatriz, no dia 27 de Novembro de 2010, com o primeiro casal de líderes: Paulo Henrique (PH) e Raniele Lopes.

Raniele Lopes e Paulo Henrique
OBJETIVO
É consolidar o futuro matrimônio baseado nos princípios bíblicos, e solucionar problemas emocionais na área afetiva tais como: cura interior, restauração e libertação e a certeza de que vale a pena esperar no Senhor, o seu Isaque e a sua Rebeca. A Rede tem auxiliado jovens, homens e mulheres com ministrações que revelam a verdadeira essência de uma aliança conjugal. Gerando o desejo de casar e constituir uma família feliz. Os resultados já são conhecidos nos quatro cantos do Brasil: novos relacionamentos nasceram e testemunhos de histórias de vidas mudadas percorrem toda nação.

ATIVIDADES
Para que futuros casamentos floresçam no ministério, são realizadas programações descontraídas com o objetivo de favorecer o diálogo entre os solteiros: Encontros sociais, Seminários, Workshops, e reuniões especiais.
Em cada programação, os solteiros são ministrados conforme a necessidade afetiva e aprendem a lidar com certas situações no futuro matrimônio, tem a visão ampliada e recebem renovo e esperança.
Devido ao sucesso já alcançado, várias Igrejas de diversas cidades do Brasil aliançaram-se no Projeto Isaque e Rebeca.

SERVIÇO
A RIR tem a missão de colaborar com as igrejas que acreditaram e implantaram o projeto dentro do seu ministério, bem como, instruir as que têm o desejo de conhecer o Trabalho por nós desempenhado.
Dispomos de uma equipe de apoio ungida e preparada, a serviço do Reino em prol do Socorro aos Solteiros. Realizamos por todo o Brasil: Encontro de Solteiros, Seminários, Workshops e Congresso.

DESTAQUES
Hoje a Rede Isaque e Rebeca já possui este site especial. O portal serve como ferramenta de interatividade entre os solteiros do Brasil e de diversas nações, gerando comunhão e unidade. O Site também fornece informações imprescindíveis como: Agenda, Notícias, Estudos, Bate papo, Testemunhos, Fotos, Mural de recados, Vídeos.
Nas Redes sociais, a RIR está no Twitter e no Facebook: @Rir_12 e Rede Isaque e Rebeca. Além disso, está a disposição o livro “O Amor Perfeito – Isaque e Rebeca, do Apóstolo Renê Terra Nova. O livro é uma doçura para os solteiros, um alento para os divorciados e uma ressurreição de esperança para os viúvos, pois nasceu uma proposta de vida e de alegria para aqueles que ainda não estavam tão esperançosos de uma decisão divina na sua direção.
É tempo das novidades de Deus para os solteiros do seu Ministério! Chegou a hora da Geração Isaque e Rebeca! Que essa visão maravilhosa alcance você e sua família e seu rebanho.

PALAVRA DOS LÍDERES
“Temos o entendimento que a RIR é um presente de Deus para essa geração, com o objetivo de despertar nas pessoas o sonho de formar uma família nos princípios da Palavra. Sentimo-nos honrados em fazer parte deste projeto que nasceu no coração do nosso Deus, afinal cremos que família é a menina dos olhos de Deus e que Ele tem prazer em fazer o solitário sonhar e habitar neste projeto chamado família. É um privilégio sermos instrumento de cura, libertação, restauração e restituição na vida e nas emoções de todos que têm acreditado na RIR e se dedicado a perseverar nas promessas do Senhor da família, Yeshua”.

Apóstolos José e Lene Monteiro.